"A tipografia é o ofício que dá forma visível e durável - e portanto existência independente - à linguagem humana."
Robert Bringhurst
Memória Descritiva
A segunda proposta de trabalho da unidade curricular de Design e Comunicação Visual prendeu-se com o reconhecimento da Tipografia enquanto meio visual de comunicação. As letras e as palavras escritas comunicam não só pelo seu significado semântico, mas também pela sua forma, cor, espaçamento, serifa, tamanho, etc. Tendo em conta esta importante característica da tipografia - independência da função textual -, foi-nos colocado o desafio de conceber uma composição tipográfica tendo por base um texto noticioso de cariz científico. Com liberdade total para pôr à prova a imaginação de cada um, apenas foi exigido o uso exclusivo de elementos tipográficos.
Depois de uma pesquisa e leitura de notícias científicas, foram encontrados vários textos interessantes para explorar. Decidiu-se escolher a notícia "A visão multidimensional do louva-a-deus", encontrada no site da euronews, por ser um texto muito visual, de conteúdo interessante e inovador, e que suscitou de imediato várias ideias claras para a conceção da infografia tipográfica.
A ideia inicial foi a de colocar um louva-a-deus no topo da página, de olhos bem abertos e direcionados para um inseto tridimensional, ignorando outros insetos bidimensionais colocados aleatóriamente pelo restante espaço. A ideia foi sendo adaptada às exigências visuais, com o avançar da elaboração da composição tipográfica. No entanto, os pontos essenciais mantiveram-se firmes e inalterados.
A tipografia foi usada apenas na construção do louva-a-deus e no título do trabalho. O inseto foi composto com base em frases da notícia, e não tanto em palavras isoladas. No entanto, existiram palavras que mereceram um maior destaque, tendo em conta a mensagem que se queria transmitir. Foram elas: visão, 3D, 2D, ataca, vê, louva-a-deus, cientistas britâncos, e várias aplicações.
Foram usados vários tipos de letra diferentes para caracterizar o louva-a-deus, de modo a ser possível distinguir com facilidade as diferentes partes do bicho, e a mostrar a diversidade da natureza e daquilo que a compõe.
- No interior dos olhos, um tipo de letra com serifa de grande dimensão para destacar a importância da visão do inseto - Palatino Linotype (bold) - e, pontualmente, a fonte Arial, por ser um estilo de letra de grande simplicidade e facilidade de leitura.
- As antenas, as sobrancelhas (que contribuíram para dar expressividade ao louva-a-deus), o contorno dos olhos, e o semicírculo entre os olhos, contaram com um tipo de letra muito simples, sem serifa ou grande expressividade, já que consistiam em pormenores e detalhes do louva-a-deus - Myriad Pro, variando entre regular, bold e semibold, conforme o aspeto pretendido.
- A preencher a parte superior da face, utilizou-se a fonte Colonna MT (regular), com o objetivo de animalizar, tornar mais selvagem a figura. Este tipo de letra faz lembrar os animais que apresentam listas no seu corpo, como a zebra ou o tigre, animais ferozes. Deste modo, tentou-se caracterizar o louva-a-deus como um animal feroz e exótico.
- As letras em tom de cinzento foram escritas em Agency FB (regular), por ser uma letra discreta, visto que esta zona não passa de um pormenor que deve passar quase despercebido.
- O texto "Não reage a 2D" utiliza a fonte Gloucester MT Extra Condensed (regular), um estilo de letra animado que pretende ser um elemento diferenciador das diferentes partes do louva-a-deus.
- Ainda na zona do labro e das mandíbulas é ultilizada a letra Arial, esteticamente simples e direta, de fácil apreensão e leitura. Nas mandíbulas as letras foram duplicadas, numa tentativa de provocar a ilusão de movimento, simbolizando a abertura e fecho das mesmas no momento de predação.
- Por fim, o título foi dividido em duas partes: a branco, em Broadway (regular), uma letra criativa, dinâmica, com traços finos e grossos, mostrando que a visão do louva-a-deus não é rígida, uniformizada, simétrica, mas que tem dimensão; e as palavras "3D", sobrepostas de modo a criar a ilusão de letras tridimensionais, em Arial (bold), um tipo de letra minimalista que facilita uma rápida assimilação.
Quanto à cor, foram usados o preto, o branco, uma gradação de verdes, e um pequeno apontamente vermelho-acastanhado na imagem da mosca.
- O louva-a-deus foi apenas representado a preto e branco, apesar de a sua cor original ser o verde: a preto toda a sua cara, e a branco os olhos, permitindo evidenciar um grande contraste entre estas duas partes, e destacar os olhos como elemento principal do inseto. Além disso, considera-se que o preto seja a melhor cor para caracterizar a faceta predadora deste animal. O louva-a-deus visto como um grande caçador, responsável pela morte de vários insetos; uma máquina, um instrumento tecnológico, sofisticado, científico, sem expressividade sentimental, que age mecanicamente e não por afetos.
- Parte do focinho é representado por cinzentos: a metade esquerda cinzenta clara, simulando a inclinação do louva-a-deus para a mosca, de onde vem uma fonte de luz que ilumina este lado do seu corpo; a metade direita cinzenta escura, já que a luz incide com menos intensidade nesta zona.
- Também a mosca tem cor: o preto do corpo, o branco das asas, o vermelho-acastanhado do focinho, e a transparência acinzentada da sua sombra. Esta pretende ser a representação de uma mosca modelo, sendo estas as cores comuns a este tipo de inseto. Era essencial que estivesse representada a três dimensões, de modo a explicar a visão multidimensional do louva-a-deus. Para esse efeito tridimensional contribui a transparência das asas, a posição das patas, os brilhos e luzes que estão refletidos no inseto, e a sua sombra, que foi trabalhada no programa Adobe Photoshop CC 2015.
Apesar de uma das condições para a elaboração desta proposta ser o uso exclusivo de tipografia, a opção de usar um elemento gráfico foi proposta pela docente, e tem como objetivo diferenciar, distinguir este inseto do resto da composição; realçar, chamar a atenção deste elemento que, apesar de pequeno, tem um papel essencial na compreensão da mensagem. - O título da infografia tipográfica é quase todo branco, por ser a cor que melhor se aplica esteticamente, e pela necessidade de criar luz, de iluminar e destacar o título da cor de fundo. A palavra 3D tem duas camadas: a inferior é preta, e a superior é verde. A ideia foi a de tridimensionar o 3D, evidenciando mais uma vez a importância deste conceito na compreensão da mensagem, que se reflete como uma das ideias-chave a transmitir. As cores foram escolhidas tendo em conta a função estética. O preto funciona ainda como a sombra da palavra 3D a verde.
- Para o background foi escolhida uma gradação de verdes. O verde remete para a natureza, para a ciência, para a ecologia e preservação do meio ambiente. Além disso, é a cor do louva-a-deus e do meio onde este se insere (cor das folhas, erva, etc.). A gradação, além de mostrar os vários tons da natureza e de dinamizar a composição, confere um crescente de tonalidades mais claras à medida que o olhar se aproxima da mosca. A mosca é o ponto com maior foco, para onde o espectador deve olhar em primeiro lugar, e para onde a concentração do louva-a-deus está direcionada. Por isso, a gradação de cores ajuda a sequencializar o olhar, a definir a importância dos elementos.
Num trabalho que tem como ideia chave o 3D, era essencial existirem 3 cores fundamentais para tornarem coerente a mensagem - o preto, o branco, e o verde.
Para além de toda a importância que foi dada à utilização das cores, foi aplicado um efeito de luzes. Com a ajuda do Photoshop, e usando a opção "lighting effects", iluminou-se de forma incisiva a mosca. A luz não é geral e uniformizada, é sim focalizada no inseto voador, que deve ser o alvo de todas as atenções. Conseguiu-se, então, complementar o efeito da gradação dos verdes: sequencializar os elementos, definir uma ordem de importância, e dirigir o olhar de acordo com uma sucessão lógica e hierárquica. Esta luz ajuda ainda a evidenciar qual a direção do olhar do louva-a-deus, não restando dúvidas de que a sua máxima atenção se concentra no mosquito.
Conclusão
A elaboração desta proposta foi coerente do início ao fim, sendo que a ideia inicial delineada mentalmente (antes de se passar à prática) foi, no geral, cumprida. Penso que responde aos principais objetivos, comunicando de uma forma eficaz o conteúdo da notícia escolhida.
Foi um trabalho extremamente útil para aprendizagem da tipografia enquanto elemento estético capaz de transmitir sensações e emoções, e não meramente significativo das palavras faladas que simboliza. - "Words have meaning, type has spirit." (Paula Scher)
Para além disso, contribuiu para o desenvolvimento das capacidades estéticas, de síntese, de comunicação, de sentido crítico, de pesquisa, de autoaprendizagem, e de observação e reconhecimento de composições tipográficas (através da recolha fotográfica). Aprendeu-se a trabalhar com o programa Adobe Illustrator, e melhorou-se as competências na utilização do Adobe Photoshop.
Foi um trabalho proveitoso, no qual penso ter conseguido atingir um resultado satisfatório.
A Composição Tipográfica
Infografia tipográfica final da notícia de divulgação científica "A visão multidimensional do louva-a-deus".
Outras experiências:
Imagem a partir da qual foi concebido o louva-a-deus:

Várias imagens de moscas que foram alvo de experiências:
Recolha Fotográfica
Tendo em conta o tema tipografia, foi feita uma recolha fotográfica pela cidade do Porto. Fotografaram-se várias evidências de tipografia presentes no quotidiano, com o objetivo de reconhecer os diversos tipos de letras, assim com as suas cores e tamanhos. A tipografia é um elemento com um poder comunicacional excecional, e que está presente em todo o lado. A sua presença é tão comum e banalizada que quase nem damos por ela.
A tipografia permite-nos reconhecer de imediato uma determinada loja, marca, tipo de institituição, caráter de um texto, público-alvo, etc. Há tipos de letra mais sérios, outros mais rebuscados, outros mais ornamentados, outros mais infantis... E nenhum deles é aplicado ao acaso, tudo é previamente pensado e utilizado com o objetivo de transmitir uma determinada mensagem. E isso foi um conhecimento que pude consolidar com esta recolha de fotografias.
Notícia escolhida
Como mencionado anteriormente, esta proposta de trabalho consiste na elaboração de uma composição tipográfica tendo como base uma notícia de divulgação científica.
Como o único requesito obrigatório é um máximo de 500 palavras, a notícia foi escolhida sem grandes complicações.
A visão multidimensional do louva-a-deus
"Queremos perceber a visão do louva-a-deus, perceber o que ele não consegue ver e testar várias hipóteses sobre o funcionamento da visão 3D. Depois, queremos encontrar um algoritmo que reproduza essa realidade."
Cientistas britânicos desenvolvem uma série de experiências sobre a visão multidimensional do louva-a-deus.
Embora só veja a preto e branco, o louva-a-deus é um excelente caçador.
Este inseto predador possui hábitos muito particulares. A fêmea devora o macho depois do acasalamento.
A investigadora Jenny Read, especialista em Ciências da Visão, tem observado o comportamento do louva-a-deus.
"Uma das vantagens do louva-a-deus é o facto de podermos perceber o que ele vê, observando as respostas naturais do inseto. Como não pode mover os olhos, quando vê algo interessante vira a cabeça. Ele tem também respostas de ataque porque é um inseto predador, se vê algo que lhe agrada, ele age imediatamente", explicou Jenny Read, investigadora do Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.
As experiências dos cientistas demonstram que o louva-a-deus não reage quando vê imagens de insetos a duas dimensões. Ao invés, quando a presa aparece representada em três dimensões, o inseto predador ataca de imediato.
"Com as nossas experiências, queremos perceber a visão do louva-a-deus, perceber o que ele não consegue ver e testar várias hipóteses sobre o funcionamento da visão 3D. Depois queremos encontrar um algoritmo que reproduza essa realidade", acrescentou a investigadora.
A longo prazo, os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados a várias tecnologias, nomeadamente à robótica e aos drones.
O tratamento de patologias oftalmológicas como o estrabismo é outra das aplicações da pesquisa sobre a visão 3D do louva-a-deus.
Notícia disponível aqui
A Escolha
O louva-a-deus, um excelente caçador, possui uma visão multidimensional (3D). Daí, quando é confrontado com insetos a duas dimensões não reage; Quando a presa é representada a três dimensões o louva-a-deus ataque de imediato.
Logo após a leitura da notícia, surgiu-me uma imagem muito nítida de uma composição tipográfica que ilustraria muito bem o facto noticiado. É uma notícia muito visual, que me pareceu uma ótima matéria-prima para ser explorada.
O plano a ser executado será:
No canto superior dieito, a cabeça de um louva-a-deus, com os seus grandes típicos olhos bem abertos, a fixar um inseto a 3 dimensões;
O inseto estará localizado no canto inferior esquerdo; em toda a volta do louva-a-deus voarão insetos a 2 dimensões, aos quais ele não dá qualquer importância.
Esta composição tem como principal objetivo evidenciar a visão multidimensional do louva-a-deus, mostrando a concentração do seu olhar na presa em 3D e o desprezo pelos restantes insetos.
Penso que esta será uma boa ilustração da notícia, pois apanha os seus pontos essenciais e representa-os de uma forma muito simples e direta.
Escolhida a notícia e planeado o trabalho, avancemos para a materialização das ideias!
Inspirações - Composições Tipográficas
Tipografia - Pesquisa Inicial
No mundo ocidental do século XV, surgiu a tipografia - o primeiro
processo de reprodução mecanizada do texto. Após séculos de grandes desenvolvimentos tecnológicos, "permanece como como o termo de referência para a caracterização formal
do texto, no âmbito da comunicação visual." (Fonseca, 2007:36)
Em oposição à escrita manual, refere-se às formas padronizadas e estudadas de desenho da letra para
reprodução (impressão ou outros meios). O arranjo dos elementos tipográficos é o chamado design tipográfico.
A tipografia é um instrumento muito importante da comunicação, e está por todo o lado: em jornais, revistas, panfletos, logótipos, cartazes, cartas, anúncios, catálogos, rótulos e etiquetas, bilhetes, horários, tabuletas, embalagens, etc, etc. Sem nos darmos conta, a tipografia acompanha-nos em quase todas as atividades com o papel de nos comunicar mensagens.
Foi Gutenberg o inventor de um objeto mecânico que permitiu a impressão. Substituiu as tradicionais pranchas xilográficas primeiro por carateres móveis de madeira, depois por cobre e, por fim, por aço. O seu processo "consistia em cunhar as letras em matrizes de cobre, com um punção de aço com letras gravadas em relevo, gerando uma espécie de molde de letras, que eram finalmente montadas em uma base de chumbo, tintadas e prensadas." (Casa do Manuscrito). É o pai da imprensa e do "homem tipográfico".
Para saberes mais sobre a história da tipografia, de uma forma muito simples e dinâmica, vê o seguinte vídeo.
Com o avanço da tecnologia, com o aparecimento dos computadores e da edição eletrónica de texto, a tipografia ganhou uma nova dimensão. As possibilidades tipográficas são imensas, existem milhares de formatações, estilos e grafias.
É comum as fontes suportarem vários alfabetos, como o latino, o cirílico, o grego, o hebraico e o árabe, integrando as fontes tipográficas com a especificação Unicode.
Com a vasta oferta de fontes digitais (muitas delas grátis) e a utilização profissional de programas de formatação de página, os designers da atualidade conseguem produzir composições de qualidade, combinando fotos, desenhos, e outros.
É importante perceber que a construção das letras não se faz à balda. Os vários estilos de letra resultam de um estudo geométrico e preciso. Cada família tem as suas regras e segue princípios comuns muito rigorosos.

Estes são os oito tipos de Tipografias Famosas mais conhecidas e mais usadas pelos Designers:








Bibliografia:
- FONSECA, Suzana Valladares, A tradição do moderno - Uma reaproximação com valores fundamentais do Design Gráfico a partir de Jan Tschichold e Emil Ruder, 2007
- https://www.chrdesigner.com/tipografias-famosas/
- Wikipédia - A enciclopédia livre
Introdução
A segunda proposta de trabalho relaciona-se com tipografia.
A letra é uma importante ferramenta visual, capaz de materilaizar conceitos, dar-hes forma, produzir discursos visuais. Muito mais do que as palavras faladas que simboliza, a tipografia é uma linguagem capaz de transmitir diferentes significados e evocar emoções.
Foi, por isso, proposto que elaborássemos uma composição tipográfica, tendo por base uma notícia de caráter científico à nossa escolha.
Esta composição deverá recorrer apenas a elementos tipográficos, todos eles com um papel estético e simbólico bem definido.
Este trabalho, por oposição à primeira proposta, será feito apenas por mim. É uma proposta interessante, desafiante, e que espero conseguir levar a bom porto.
